JORNADA DE FORMAÇÃO EM DESIGN ORGANIZACIONAL
de 06.03 à 24.07.2024

R$7.600,00

De: 06/03/2024

Até: 24/07/2024

Próxima turma - Clique aqui para saber mais!
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“O Designer Organizacional tira proveito da revolução tecnológica e alavanca o protagonismo da área ao articular uma arquitetura de aprendizagem para cocriar soluções que realizam a estratégia e a visão de longo prazo das corporações.

Uma nova humanidade está surgindo dessa desordem, criando uma nova ordem.”

 

Estamos diante de um momento único.

As crises que estamos vivendo, aliada a complexidade do mundo e junto com ela a incerteza, a ambiguidade, o caos e a desorganização, têm mobilizado sentimentos em todos nós e amplificado nossas limitações mais do que nossos talentos. Agimos tentando resolver novos problemas com as velhas e mesmas receitas.

Não nos parece saudável se adaptar a um sistema doente. Precisamos repensar a forma como fazermos negócio, como lidamos com a natureza, como encaramos a tecnologia, como trabalhamos, nos relacionamentos e como fazemos Gestão de Pessoas.

Precisamos fazer alguma coisa e urgente. O momento pede empatia, colaboração e reconstrução. Não dá para não fazer nada.

O RH pode e deve ser o grande influencer e protagonista, um designer organizacional, que olha para fora e para o futuro, desenha cenários usando as ferramentas do design e metodologias ágeis para co-construir projetos que tenham valor para as pessoas, para o negócio e para a sociedade.

A fala do futurista Mattias Horx em resposta ao que muitos questionam sobre quando o Corona terminará diz exatamente como percebemos o contexto e os desafios que estamos enfrentando. Nas palavras dele: “Há momentos históricos em que o futuro muda de direção. Nós os chamamos de crises profundas. Estes tempos são agora. O mundo como o conhecemos está se dissolvendo. Mas por trás dele surge um novo mundo, cuja constituição podemos ao menos imaginar.”

Se tudo isso faz sentido para você, venha participar dessa formação consistente – dominar conteúdos atuais e sistêmicos, trocar com outros profissionais de forma genuína e profunda, análisar cases reais de empresas e adquirir um repertório poderoso para alavancar sua carreira e visão de mundo, tudo isso em uma jornada viva e dinâmica.

    • O Design Centrado no Humano e o Design Organizacional
    • Complexidade e Futuros Emergentes  
    • Visão Sistêmica, Design de Estruturas e Cultura Organizacional
    • Cultura de Impacto: ESG e as Novas Agendas Corporativas
    • Princípios da Auto-Gestão e as Novas Dinâmicas Organizacionais
    • Agile Management e RH Ágil
    • Cultura de Aprendizagem, Comunidades de Prática e Design das Relações
    • Storytelling e Mapa da Narrativa
    • Design Thinking de Serviços e o Design Organizacional
    • Canvas do Design Organizacional e Pitch dos Projetos
  • aproximadamente 15 horas de vídeos + 20 encontros virtuais de 04 hs cada com conteúdo especializado + 05 horas de mentoria para apoio em projeto próprio + exercícios, desafios práticos e leituras
  • acesso à plataforma de conteúdo ornellas.com.br/community
  • networking através do grupo ALUMNI
  • jornada total = 100 horas de aprendizagem
FORMAÇÃO EM DESIGN ORGANIZACIONAL

MARCO ORNELLAS (coordenação)

Marco Ornellas consultor que há quase três décadas dissemina conhecimentos e reflexões para instigar companhias e profissionais de Recursos Humanos a se reinventarem frente aos desafios, dilemas e oportunidades em um mundo cada vez mais complexo.

Psicólogo, Mestre em Biologia-Cultural no Chile, Coach e Design Thinking, além de um estudioso em Complexidade.

Autor dos livros: DesigneRHs para um novo mundo, Uma nova (des)ordem organizacional e Ensaios por uma Organização Consciente.

https://www.linkedin.com/in/marcoornellas/

IAN MACDONALD

Ian é um profissional com mais de 20 anos de experiência, tendo atuado nas áreas de empreendedorismo, comunicação e desenvolvimento de pessoas. Sua experiência engloba diversas áreas criativas de publicidade e propaganda e design de experiências em eventos até sua paixão atual em apoiar o crescimento dos indivíduos e seus times nas organizações. Seus clientes já formam e são de uma vasta gama de ramos e tamanhos aqui no Brasil e nos EUA.

Formado em engenharia pela Universidade de Londres. Ian já foi sócio em diversas empresas e convidado a montar e operacionalizar algumas empresas outras entre elas a Chie Associates em São Paulo. Atualmente é consultor e facilitador da Cognitive Edge onde também é um dos seus treinadores associados internacionais.

Nas horas vagas ele se dedica à família, cozinha, fotografia e marcenaria em sua oficina.

https://www.linkedin.com/in/ian-macdonald-01/

CARLOS PIAZZA

Carlos Piazza é Darwinista Digital, Nexialista, Futurista Practioner Certificado Millenium Project, fundador da CPC uma empresa focada em negócios digitais, disrupção, aceleração digital e seus impactos na sociedade, 4IR, 5IR, Sociedade 5.0, gestão da inovação, tecnologias disruptivas e suas contribuições, Life 3.0.

Polímata, Professor de Pós-Graduação, de MBAs, Palestrante Key Note nacional e internacional, agilista, autor, conteudista, escritor, mentor de Hackathons, Hackathinking e Hackamilk, TED Talker.

Embaixador do Teach the Future no Brasil, transitou como Membro do Comitê de Inovação e de Sustentabilidade do IBGC, Conselheiro do ONDV Aceleradora de Conhecimento do O Negócio do Varejo, Conselheiro de Administração para a inovação e disrupção.

https://www.linkedin.com/in/carlos-alberto-piazza-timo-iaria-89b93931/

GILBERTO SHINYASHIKI

Gilberto é graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1976), mestrado (1995) e doutorado (2000) em Administração pela FEA-Universidade de São Paulo. Visiting Sudent na ESSEC (1990-1991) e Visiting Fulbright Scholar na The Wharton School (1997-1997).

Foi Diretor de Recursos Humanos da Universidade de São Paulo (1999-2002). Desde 1994 é professor doutor da Universidade de São Paulo.

Tem experiência na área de Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de recursos humanos, liderança, comprometimento, cultura organizacional e socialização.

https://www.linkedin.com/in/professor-gilberto-23989916/

SIMONE SOUZA

Doutoranda e mestre em Design, Inovação e Sustentabilidade (2016); bacharel em Design Gráfico (2006) e especialista em Gestão do Design para MPEs (2009), pela Universidade do Estado de Minas Gerais – Escola de Design; e possui MBA em Recursos Humanos, pela Instituição B.I. International (2013).

Simone atua como professora efetiva na Universidade do Estado de Minas Gerais – Escola de Design, na qual leciona disciplinas práticas de Metodologia Aplicada e Design de Serviços, desde de 2011. Na mesma Instituição atua também como vice coordenadora do Curso de Design Gráfico, professora orientadora de projetos de graduação e de pesquisa e extensão no Laboratório de Design Gráfico (LDG), no qual coordena o Núcleo de Design de Serviços.

Atua também como docente contratada pela UniBH, no curso Pós-graduação em Design Exponencial, no qual leciona a disciplina Design Thinking de Serviços. Autônoma, possui experiência no mercado de Design no qual desenvolve projetos nas áreas de Gestão de Marcas, Design da Informação, Design de Experiência e Design de Serviços.

Nessas áreas, atua como consultora, assessora e projetista da FIAT Chrysler Participações Brasil S.A. – Divisão ISVOR, SEBRAE – MG | SEBRAETEC e SENAI – Sistema FIEMG, CEMIG e TRANSFÁSIL.

DAVI GABRIEL

Davi é designer organizacional e facilitador na Target Teal, especializado em melhorar interações entre times e indivíduos no ambiente corporativo.

É pioneiro na prática de Holacracia no Brasil e co-autor da Organização Orgânica, uma abordagem brasileira para autogestão.

Davi é formado em Sistemas de Informação pela UNISINOS e pós-graduado em Psicologia Positiva pela PUCRS. É amante dos temas desenvolvimento humano e de organizações, produtividade, futuro do trabalho e cultura organizacional.

https://www.linkedin.com/in/davigbr/

ANDY BARBOSA

Andy é um profissional com mais de 25 anos de experiência na área de TI, dentre os quais mais de 15 anos na liderança e gestão de times de alta performance de projetos e desenvolvimento de software.

Mestrando em Administração, é especialista em Gestão Estratégica de TI e Negócios, Métodos Ágeis e MBA em Gestão de Projetos. É Professional Coaching & Advice, Agile Coaching Certified (ICP-ACC), Scrum Coach Certified (SCAC), Certified Scrum Professional (CSP), Certified Product Owner (SPOAC), Scaled Scrum Expert (SSEAC), Lean Change Management Agent, SAFe Consultant, DevOps Professional, Management 3.0, Lean Inception Facilitator.

Atua como Lean, Agile and Leadership Coach, Organizational Behavior Expert, Consultant e Trainer.

É autor do livro A ESSÊNCIA DO AGILE COACH, coautor do livro A ESSÊNCIA DO AGILE LEADER, e da técnica STRATEGIC INCEPTION, criador da Formação PACC e fundador do Agile Institute Brazil.

https://www.linkedin.com/in/andybarbosa/

JP COUTINHO

JP é facilitador de Treinamentos e Workshops, referência em RH Ágil no Brasil. Tem mais de 10 anos de experiência em pesquisa, desenvolvimento e aplicação de soluções de aprendizagem. Como profissional de Recursos Humanos, atuou em empresas de grande porte no Mercado Financeiro e no Varejo. Certificado em Agile Professional (ICP) e Agility in HR (ICP-HR) pela ICAgile.

https://www.linkedin.com/in/jpvcoutinho/

LILIANA LOUREIRO

Liliana é designer, artista e empreendedora, uma aprendiz otimista que busca sempre encontrar valor e sentido naquilo que faz! Designer de experiência de aprendizagem, facilitadora em projetos colaborativos e autogeridos, também designer de serviço e gráfico, especialista em saúde mental e desenvolvimento humano. Vem atuando como consultora parceira em hubs de desenvolvimento humano, facilitadora em projetos independentes e mentora de Life Design por meio de abordagem autoral. Gosta de criar experiências, estruturas e artefatos, tendo o design como principal recurso, além de navegar pelas áreas da psicologia, antroposofia e tecnologias sociais que enriquecem seu repertório para o trabalho com pessoas, equipes e projetos. Integra e participa ativamente de comunidades focadas em mudanças disruptivas, sistêmicas e regenerativas.

https://www.linkedin.com/in/lilianaloureiro/

SUZANA TAVARES

Apaixonada por autoconhecimento, inovação social e sustentabilidade, apoia empresas no diagnóstico e na construção do impacto socioambiental positivo e de uma cultura organizacional regenerativa.

Com formação em economia e especialização em Gerenciamento de Projetos e Comércio Exterior, é certificada pelo HuCertification Program – CBA® da Humanizadas, MetaIntegral® Certification Program pela Chies Integrates, Teoria U pelo Presencing Institute, Pensamento Integral de Ken Wilber/Instituto Integral, Formação em Capitalismo Consciente, Multiplicadora B.

Após 20 anos de experiência como empreendedora na cadeia do café – na indústria de torrefação e varejo, atuou como mentora e coordenadora em projetos de aceleração de ONGs e Negócios Sociais, consolidando sua transição de carreira para a área de impacto, onde pulsa seu propósito.

https://www.linkedin.com/in/suzanatavares/

Datas e Horários

- 20 encontros online às quartas-feiras das 16 às 20 horas

- Datas 2024: março – 06, 13, 20 e 27.03; abril – 03, 10, 17 e 24.04; maio – 08, 15, 22 e 29.05; junho – 05, 12, 19 e 26.06; julho – 03, 10, 17 e 24.07

- Acesso pela Plataforma Zoom

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