A transformação digital já dá sinais positivos no mundo e para as empresas, contribuindo na criação de novos modelos de negócio. Mas, nem tudo tem sido flores, a transformação digital exige que as empresas, principalmente as de grande porte, evolucionem sua cultura organizacional e inovem sua estrutura e seus processos internos.
Manter as mesmas práticas e os mesmos processos engessados e tradicionais prejudica o desenvolvimento e impede que grandes empresas se preparem para o futuro.
Não dá para avançar no futuro se temos a mesma cultura organizacional, certo?
Segundo Dario Neto, Diretor Geral do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, “a humanização dos negócios deixou de ser agenda do RH ou de agumas empresas ambicionando um ou outro prêmio para atrair e reter talentos. Já temos ciência e evidências suficientes para provar que a humanização precisa ser caminho de toda e qualquer empresa nos próximos anos. Tempos atrás, por que era o correto e aquilo de que o planeta e a sociedade precisavam; hoje acredito, é porque as empresas que não caminharem com estratégias nessa direção serão extintas do mercado.”
Ainda segundo Dario, “a nova economia pede um olhar mais humano e humanizado de todo o board e de seus executivos. É a hora do RH virar o centro da discussão de negócios.”
Reconhecer cenários, tendências futuras, identificar movimentos de impacto no modelo de negócio e tomar consciência dos elementos da cultura que alavancam ou sabotam as transformações é o diferencial estratégico para as organizações.
Conteúdos
- Os Sub-Sistemas Organizacionais
- Dinâmica e Impactos
- Cultura Organizacional
- Conectando a Cultura com a Estratégia
- Dimensões visíveis e invisíveis
- Cultura Organizacional e Sub-Culturas
- Modelo de Cultura – OCAI – Cameron e Quinn
- Diagnóstico Organizacional – Cultura Atual e Desejada
- Apresentação de Cases