VOCÊ, EU E OS ROBÔS

A autora que compara a revolução digital — que prefere chamar de “tsunami digital” — às transformações que a comunicação sofreu desde a descoberta da impressão com Gutemberg, traz nesta obra a evolução amplificada com as redes sociais.
Ela também mostra que passamos do “Estar conectado” para o “Ser conectado”. Ser conectado é fundamental no momento que estamos passando. Nunca uma boa conexão de internet foi tão essencial para convivermos entre diferentes telas, unindo o mundo físico com o digital.
O estar conectado e a possibilidade de criarmos e distribuirmos conteúdo com alta velocidade tornou a internet o quinto poder, mas também trouxe pontos negativos como o excesso de informação (muitas vezes sem credibilidade) e problemas de saúde como o FoMO — medo de estar desconectado.
O livro também fala da tecnologia digital como forma de gerar conhecimento, além de segurança de dados, aceleração tecnológica e o que nos separa dos robôs.
Se você se interessa por Futuro do Trabalho, o livro é uma excelente para entender os impactos da tecnologia na vida das pessoas e das empresas. E entender que se o que você faz pode ser substituído por um robô, assim acontecerá.

 

Comentário de Maria Augusta Orofino – Apaixonada por pessoas e seus problemas complexos, ajudo empresas a inovarem com metodologias ágeis e exponenciais.
www.mariaaugusta.com.br

A revolução digital invadiu o cotidiano das pessoas, que se sentem perdidas e angustiadas com o ritmo frenético das transformações experimentadas diariamente em todas as dimensões da vida: relacionamento, comportamento, educação, profissão, negócios, enfim, tudo! O conhecimento nos liberta, pois nos capacita para conseguirmos atuar com sucesso neste cenário. Saber lidar com as transformações tecnológicas traz inúmeras novas oportunidades. Por outro lado, aqueles que não conseguem navegar na nova realidade digital enfrentam inúmeros desafios e riscos conforme o mundo se digitaliza. Como lidar, então, com essas transformações e suas consequências em nossa vida? Este livro foi escrito justamente com o objetivo de responder a essa pergunta ― para que qualquer ser humano (independentemente da idade ou formação educacional) consiga entender o que está acontecendo, como aproveitar as possibilidades infinitas que surgem constantemente e saber se proteger dos perigos da era digital. A primeira do livro parte foca os seres humanos (você e eu) e como a tecnologia digital tem afetado e reconfigurado a humanidade, a sociedade, a existência. As duas outras partes (robôs / humanos + robôs) levam a discussão para outro patamar, focando as tecnologias reestruturantes do planeta (entre elas, inteligência artificial e robótica), tendências tecnológias e para onde vamos: a fusão entre humanos e tecnologias que tanto nos encanta e, ao mesmo tempo, nos assusta. O livro é repleto de referências e links para conteúdos externos que o ampliam, como vídeos e outros livros que estendem a discussão.

Compre agora