RÁPIDO E DEVAGAR – Duas formas de pensar

“Podemos estar cegos para o óbvio e cegos também para a nossa cegueira”

Não sou formado em psicologia, por esse motivo tive que ler 100x mais sobre o tema quando interessei-me por Liderança, Resolução de Conflitos, Mudança de Cultura… para entender como funciona a mente humana, como pensamos.

Nesse EXCELENTE livro, o prêmio Nobel em Economia, o psicólogo Daniel Kahneman, nos explica que temos dois sistemas em nosso cérebro que ativamos quando desempenhamos tarefas.

Sistema 1 – Rápido – automático, instintivo, inconsciente, baixo consumo de energia
Sistema 2 – Devagar – atencioso, focado, analítico, consciente, alto consumo de energia

Saber disso fez muita diferença em minha vida, já que aprendi que nosso cérebro se esforça ao máximo para poupar energia e jogar ações que utilizariam o sistema 2 para “automatizá-las” no sistema 1. É o que acontece quando criamos novos hábitos que em um momento exigiram esforço, como dirigir por exemplo.

A partir da leitura desse livro, descobri que era natural ter muita atenção em algo novo, mas se me esforçasse e rodadas “muitas vezes a mesma tarefa” ela se comprimiria, e passaria ao sistema 1, exigindo baixo esforço. Eu teria que me esforçar conscientemente para passar pela primeira e atingir o “piloto-automático”. Por outro lado, entendi que algumas ações e decisões que eu fazia inconscientemente, precisariam da atenção e foco do sistema 2, que eles não eram “previsíveis” e teria que educar o cérebro a interpretar os sinais que qualificassem esse tipo de situação.

Apesar do assunto ser denso, Daniel Kahneman o faz com simplicidade.

Esse livro pode mudar a sua vida.

 

Indicação e comentário de João Furlan – https://www.linkedin.com/in/joaofurlan/

 

Compre agora