Curadorias

Empresas com diversidade de gênero na liderança criam experiência positiva aos empregados

A análise da Willis Towers Watson também descobriu que empresas que possuem lideranças em diversidade são vistas como mais inclusivas pelos empregados.

Empresas com maior diversidade de gênero em posições de liderança, com estímulo à promoções, e com mais mulheres em cargos altamente remunerados e geradores de receita, promovem uma experiência mais positiva para todos os empregados em suas organizações, de acordo com uma nova análise feita pela Willis Towers Watson (NASDAQ: WLTW), empresa líder global em consultoria, corretagem e soluções. Além disso, as empresas com estruturas de liderança que apoiam essa prática e que contam com um cargo de liderança em diversidade, são vistas como mais inclusivas pelos empregados.

A análise vincula as práticas de diversidade com opiniões de 1,3 milhão de empregados entrevistados pela Willis Towers Watson, e 39 empresas incluídas no Índice de Igualdade de Gênero Bloomberg 2020 (GEI). Este é o segundo ano em que a Willis Towers Watson conduz esta análise com referência cruzada de dados GEI. Os dados sobre o comportamento dos empregados são integrados aos da Bloomberg sobre programas e práticas relacionadas a gênero, que examinam as conexões entre políticas de diversidade de gênero e opinião dos empregados.

O GEI, que no total inclui 325 empresas, acompanha o desempenho financeiro de empresas comprometidas com o avanço das mulheres no local de trabalho, por meio da divulgação de dados específicos relacionados a gênero para liderança feminina, paridade salarial, cultura inclusiva, políticas de assédio sexual e promoção da marca feminina.

Entre as principais conclusões estão:

  • As empresas com maior número de mulheres em cargos executivos e gerenciais oferecem experiências mais positivas aos empregados em termos de crescimento geral de carreira, equiparação salarial, construção de habilidades, confiança nos líderes e suporte gerencial. Os empregados dessas empresas também expressam maior envolvimento e mais propensão para permanecer na organização. As vantagens são especialmente manifestadas quando pelo menos um terço das mulheres está na gestão, e um quinto em cargos executivos. Por exemplo, as empresas com pelo menos um quinto das mulheres entre seus executivos apresentam 12 pontos percentuais a mais do que aquelas com menos mulheres executivas, em uma medida que avalia o crescimento de carreira (73% favorável contra 61% favorável). Da mesma forma, as empresas com pelo menos um quinto das mulheres em cargos executivos têm 10 pontos percentuais a mais em medidas de remuneração justa (62% contra 52%), e maior probabilidade de permanecer na organização (71% contra 61%).
  • Empresas que possuem mais mulheres entre os mais bem remunerados (10% das maiores remunerações) têm mais empregados que sentem pertencer a uma organização inovadora e líder de mercado, e apresentam voz ativa naquilo que fazem. Essas empresas oferecem com maior frequência programas de saúde e bem-estar femininos e monitoram a retenção de clientes mulheres, demonstrando ainda mais o seu compromisso com a forma como os empregados vivenciam a organização.
  • Empresas que promovem mais mulheres geram experiências mais positivas para os empregados em termos de adequação ao trabalho, confiança nos líderes e apoio à inclusão em geral. Além disso, essas organizações geralmente oferecem programas de educação financeira e desenvolvimento de liderança para mulheres.
  • Empresas com executivos focados na diversidade, como líderes em diversidade, e com planos de ação voltados à liderança para mulheres, são vistas pelos empregados como mais eficazes em proporcionar um ambiente de trabalho inclusivo, e que dá também aos profissionais uma maior compreensão de seus objetivos e funções. As empresas com um líder em diversidade (CDO), ou executivo equivalente, têm uma vantagem de 11 pontos percentuais na inclusão (84% favorável contra 73% favorável) em comparação com empresas sem essa função.

“As empresas que demonstram ter um forte compromisso com a inclusão continuam a ver um retorno que beneficia toda a organização”, disse Amy DeVylder Levanat, diretora sênior de Capital Humano e Benefícios da Willis Towers Watson. “No ambiente disruptivo atual, uma maior diversidade de gênero em funções de liderança pode ajudar as empresas a promover uma experiência de confiança, apoio e capacidade de ter voz – o que é extremamente importante nesses tempos tão desafiadores.”

“A pandemia COVID-19 trouxe consigo um maior interesse dos investidores em fatores sociais – o ‘S’ em investimentos ambientais, sociais e de governança – como a igualdade de gênero”, disse Patricia Torres, chefe de Soluções Financeiras Sustentáveis da Bloomberg. “E não é nenhuma surpresa, pois a pesquisa nos mostrou que uma força de trabalho diversificada impulsiona a inovação e o desempenho, levando a maiores retornos financeiros para os investidores. Os dados por trás do Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg reforçam ainda mais essa tendência, mostrando como o cultivo de ambientes corporativos pode impactar os resultados financeiros de uma empresa.”

Sobre a Willis Towers Watson

A Willis Towers Watson (NASDAQ: WLTW) é uma empresa global líder em consultoria, corretagem e soluções, que auxilia os clientes ao redor do mundo a transformar risco em oportunidade para crescimento. Com origem em 1828, a Willis Towers Watson conta com mais de 45.000 colaboradores apoiando nossos clientes em mais de 140 países e mercados.

Desenhamos e entregamos soluções que gerenciam riscos, otimizam benefícios, desenvolvem talentos, e expandem o poder do capital para proteger e fortalecer instituições e indivíduos. Nossa perspectiva única nos permite enxergar as conexões críticas entre talentos, ativos e ideias – a fórmula dinâmica que impulsiona o desempenho do negócio.

Juntos, desbloqueamos potencial.

Sobre a Bloomberg

Bloomberg, líder global em notícias e informações financeiras e de negócios, oferece aos tomadores de decisão mais influentes uma vantagem crítica ao conectá-los a uma rede dinâmica de informações, pessoas e ideias. A força da empresa – fornecer dados, notícias e análises por meio de tecnologia inovadora, com rapidez e precisão – está no cerne do Terminal Bloomberg. As soluções empresariais da Bloomberg se baseiam na força central da empresa: alavancar a tecnologia para permitir que os clientes acessem, integrem, distribuam e gerenciem dados e informações em organizações de maneira mais eficiente e eficaz. Para obter mais informações sobre a Bloomberg ou o Índice de Igualdade de Gênero, visite www.bloomberg.com ou www.bloomberg.com/gei.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?