Como impulsionar a transformação da área de Recursos Humanos nas empresas

Um estudo realizado com 15 líderes de grandes empresas dos mais diversos setores apontou a falência do sistema de gestão de pessoas atual e a necessidade de mudanças nos departamentos de Recursos Humanos nas empresas.

A coleta e análise dos depoimentos apontou 6 principais desafios:

Em relação às pessoas – Vários aspectos relacionados ao estilo de vida e comportamentos estão sofrendo transformações, e essas mudanças impactam a maneira de trabalhar e de enxergar a empresa. As pessoas passam menos tempo atuando em um mesmo lugar, anseiam por reconhecimento e direcionamento e poucos desejam ocupar cargos de CEO, encontrando satisfação e realização profissional de outras formas.

Em relação à tecnologia – Os smartphones promoveram uma inclusão digital e essa hiperconectividade afetou a gestão de pessoas — as empresas agora conseguem avaliar o comportamento do candidato à uma vaga pelas redes sociais e levam isso em consideração na hora de contratar, além da tentativa frustrada de controlar o acesso de funcionários a aplicativos durante o expediente. Outros aspectos são a maior velocidade na troca de informações e a automatização de trabalhos operacionais.

LEIA TAMBÉM:  Metade dos profissionais de RH dedica apenas 1 hora do seu tempo aos estudos

Em relação à educação – Há uma lacuna preocupante entre a educação e os novos padrões do ambiente de trabalho, refletidos na produtividade baixa dos brasileiros e em um atraso comparado ao ritmo de crescimento da empresa. Ao mesmo tempo, o RH atual encara uma geração capaz de fazer várias coisas simultaneamente.

Em relação à sustentabilidade – Recursos básicos como água e energia estão cada vez mais escassos e as empresas estão sendo cobradas a atuarem de maneira mais sustentável e com consciência sobre o gasto de recursos, evitando o desperdício.

Em relação ao modelo mental – O modelo atual de gestão de pessoas, apesar de ineficiente, sobrevive graças à mentalidade atrasada de líderes que não aceitam a mudança e não estão abertos ao aprendizado. Os novos modelos são apenas discursos, ainda não praticados e vividos dentro das empresas.

LEIA TAMBÉM:  O papel das ferramentas de analytics na gestão de Recursos Humanos do futuro

Em relação ao modelo de RH atual – Os entrevistados demonstraram frustração em relação ao modelo de RH praticado atualmente. As áreas não são valorizadas e os envolvidos percebem a necessidade de mudanças dos recursos humanos nas empresas.

As mudanças nas organizações

Os caminhos que vão guiar as mudanças nas empresas já podem ser notados, e essas novas organizações apresentam como pontos em comum a troca da hierarquia por relações horizontais, indicadores que levam em consideração aspectos ambientais e financeiros, forte presença de conceitos de comunidade e colaboração e o foco em inovação, com base na diversidade.

Como incentivar as mudanças do RH nas empresas

Para acompanhar esses novos modelos de empreendimento, o RH nas empresas também deve passar por mudanças, com a flexibilização das relações. Para atingir esse nível, é importante promover uma orientação em relação aos comportamentos corporativos, já que para eliminar a liderança é preciso uma maior maturidade dos colaboradores.

LEIA TAMBÉM:  O papel do designer organizacional: saiba como vencer a crise do RH

É necessária a redefinição da cultura da empresa e dentro dessa nova realidade a presença do designer organizacional se faz essencial, revelando uma nova identidade do profissional de RH. Com esse papel, esse colaborador também consegue responder a dilemas atuais e pavimentar as mudanças necessárias para que a organização consiga encarar os novos tempos.

O principal caminho para impulsionar todas as mudanças que o RH nas empresas necessita é apostar no aprendizado como maneira de absorver novos mindsets, quebrar os desafios apresentados e conscientizar os colaboradores da nova realidade, adaptando-os ao modelo de trabalho que será praticado em um futuro muito próximo.

Visite o nosso blog e confira outros materiais e artigos que disponibilizamos sobre o RH nas empresas, a gestão de pessoas e o novo olhar que começa a vigorar sobre as relações no ambiente de trabalho e seu impacto no crescimento das organizações.