Podemos encontrar diversos termos para traduzir a dificuldade de acompanhar as mudanças atuais que ocorrem em todos os âmbitos, como incerteza, turbulência e disrupção.
Mas, a aplicação do termo VUCA é ideal para definir esse cenário dinâmico e incontrolável. Volatility (volatibilidade, que mostra a rapidez das mudanças);
Uncertainty (Incerteza, indicando a dificuldade de prever o futuro com exatidão);
Complexity (Complexidade, refere-se aos vários fatores que devem ser considerados, suas variações e como se relacionam);
Ambiguity (Ambiguidade, que aborda a falta de clareza na hora de interpretar um fato).
O conceito VUCA expressa a complexidade da nossa sociedade contemporânea, devido à interdependência e a conectividade. Situações que antes tinham pouco impacto, agora refletem em toda sociedade. Ou seja, a interdependência é uma realidade no mundo globalizado e faz parte da gestão da complexidade.
Entendemos que o cenário VUCA tende a exigir das organizações mais capacidade de:
- Antecipar cenários e as questões que
afetam as condições
- Compreender as consequências das questões e ações
- Avaliar a interdependência das variáveis
- Preparar-se para realidades e desafios alternativos
- Interpretar e abordar oportunidades relevantes
Independente da indústria na qual você trabalha, uma realidade é cada vez mais constante: ou você muda seu negócio, ou seu negócio será mudado. Em um ambiente VUCA planos rígidos ficam desatualizados rapidamente.
Como devemos nos portar em um mundo VUCA?
Para atuar num ambiente VUCA, é necessário construir habilidades que toquem diretamente em cada um dos aspectos, mitigando riscos e modificando a forma como nos comportamos.
Na volatilidade precisamos de uma visão compartilhada e alinhamento sobre o mundo. É preciso uma visão clara de para onde a empresa está seguindo, assim, mesmo que as condições de negócio mudem, as pessoas terão clareza da direção, onde se apoiar e se segurar.
Agilidade é outro elemento chave. Empresas devem mover-se de uma cultura de Comando e Controle & Planos Fixos para um contexto Ágil & em Estrutura de Redes. Grandes projetos precisam ser quebrados em pedaços menores para que os times possam responder rapidamente às mudanças de ambiente.
Navegar pela incerteza requer muita coleta de dados e execução de protótipos para entender quais os possíveis resultados de suas ações. Aqui a dica é: não caia em fórmulas prontas como salvadoras e geradoras de sucesso. Pratique agilidade e adaptabilidade. Seja responsivo ao ambiente e permita que soluções cheguem de diversas frentes. Crie contextos favoráveis para que os resultados surjam. Atue na complexidade através de experimentos e compartilhamento de informações.
A figura do líder precisa evoluir para acompanhar essa nova realidade. Para se adaptar à rapidez dos acontecimentos atuais, ele deve assumir uma posição ponderada e, ao mesmo tempo, ser capaz de articular estratégias de maneira ágil. Outro ponto a ser considerado é a capacidade de desenvolver o potencial de todos, incentivando a capacidade de adaptação às mais diversas circunstâncias. O líder deve diminuir a ansiedade das pessoas diante das transformações e mostrar que os desafios podem ser convertidos em oportunidades, característica essencial em uma empresa competitiva.
Três práticas são importantes:
O aprendizado é contínuo
Dentro de um ambiente em constante mudança, o aprendizado deve ser contínuo. O conhecimento tem cada dia, ciclos de vida cada vez mais curto, afinal, tudo muda o tempo todo.
Abrace as mudanças
Pessoas resistentes ao novo estão fadadas ao fracasso em um mundo VUCA. Os melhores profissionais estão prontos não só para abraçar ideias, mas também se adaptar a transformação, em outras palavras, estão sempre um passo à frente, e são capazes de inspirar e direcionar os outros em direção ao futuro.
Comprometer-se com os valores
Por mais que o mundo VUCA seja dominado pelas transformações constantes, precisamos entender o que pode e deve ser mudado e o que precisamos conservar. Isso diz respeito principalmente aos valores da empresa.
As decisões devem ser tomadas com rapidez para que o negócio mantenha a competitividade, mas essa agilidade não deve de maneira alguma comprometer as pessoas e principalmente, manchar a reputação da corporação. Ética é essencial em um mundo digital.
Saiba mais sobre o mundo VUCA com o curso que preparamos sobre o assunto!