Vista como burocrática e operacional, a área de Recursos Humanos patina na criação e adaptação de programas e práticas de gestão de capital humano capazes de atender às demandas desse novo mundo complexo que vivemos. As consequências são assustadoras: de executivos frustrados sem saber para onde correr a um futuro colocado em xeque pela morosidade, desarmonia e incoerência de um modelo falido. DesigneRHs para Um Novo Mundo traz um diagnóstico, traçado a partir de extensa pesquisa e entrevistas, e apresenta uma nova identidade ao profissional de RH.

O designer organizacional tira proveito da revolução tecnológica e alavanca o protagonismo da área ao articular uma arquitetura de aprendizagem para cocriar soluções que realizam a estratégia e a visão de longo prazo das corporações. Com visão sistêmica, o RH consegue, finalmente, desenhar a ponte para o futuro das pessoas e das empresas de forma segura e sustentável.

Quem é Marco Ornellas

Inquieto por natureza, Marco Ornellas decidiu despir-se de todas as certezas acumuladas em 25 anos dedicados ao desenvolvimento organizacional para redescobrir os desafios, dilemas e oportunidades das áreas de Recursos Humanos na 4ª Revolução Industrial. O mergulho, impulsionado pelo Mestrado em Biologia-Cultural sob a tutela de Humberto Maturana, levou à promoção contínua de rodas de diálogo com os mais diversos atores da sociedade e ao sucessivo redesenho de programas, treinamentos e workshops desenvolvidos pela Ornellas Consultoria. Formado em Psicologia, Dinâmica dos Grupos e Design Thinking, Ornellas é Coach e membro do International Coaching Federation (ICF).

Já promoveu trabalhos para companhias de diversos segmentos, incluindo algumas como:  Bradesco, Enel, Energisa, Goodyear, Grupo Petrópolis, Icatú Seguros, Lafarge Holcim, Meliã Hotels, Mercedes-Benz, Natura, TIM, TOTVS, entre outras. Pai de três filhas e avô de dois netos, mantém-se em constante prototipagem, testando novas abordagens, comportamentos, aprendizagens e soluções.