Cinco qualidades que se destacam em líderes exponenciais

Estamos vivendo uma era altamente tecnológica e conectada e, no mercado, negócios se digladiam por competitividade como soldados da era romana. E isso impacta diretamente na liderança das empresas, em que gestores são pressionados diariamente para inovar, motivar e gerir sua equipe de forma assertiva, focando no desenvolvimento dos funcionários, ao mesmo tempo em que lidam com as responsabilidades e as circunstâncias em mudança.

Ações como essas devem fazer parte da rotina de todo líder. Tudo gira em torno da otimização de processos e da produtividade a fim de aumentar a competitividade da empresa e a satisfação do cliente. Para isso, os líderes precisam mudar seu pensamento cartesiano para uma mentalidade exponencial se quiserem sobreviver em um mercado complexo e que está em constante transformação.

Selecionamos cinco pontos positivos que líderes exponenciais costumam ter para inspirar você a mudar sua visão sobre liderança e se preparar para o futuro que já bate a nossa porta. Acompanhe:

Manter a porta aberta

Líderes exponenciais não se intimidam a mudar padrões dentro das organizações. Eles acreditam que uma política de portas abertas vai além de ouvir. Criar uma cultura aberta com os colaboradores demonstra autenticidade e transparência no local de trabalho, criando confiança entre os funcionários e os líderes, que passam a trabalhar juntos para inovar e ter sucesso.

LEIA TAMBÉM:  Qual é o papel do líder no desenvolvimento de pessoas?

Assumir esse perfil significa correr riscos, claro que decisão essa pensada com base em análises e estratégias traçadas. Esse modo de pensar e agir permite que todos se engajem com o propósito e a missão da empresa de uma maneira orientada para a ação.

Resolver problemas de forma criativa

O sucesso nos negócios depende em grande parte de capacidade dos líderes de resolver um problema essencial para um cliente. Esse processo ocorre mais quando essa solução surge como uma surpresa inesperada em um pacote inovador e simples. Uma boa estratégia de marketing e negócios considera as necessidades dos clientes sob vários pontos de vista, aprendendo sobre a experiência do usuário de todos os detalhes de como os clientes passam o dia com o serviço ou produto.

Líderes exponenciais resolvem problemas criativamente, e muitas empresas agora se concentram no uso da tecnologia para o bem social – medindo o impacto exponencial maior do que elas oferecem. A inovação e a criatividade estão intimamente relacionadas e o mundo está cada vez mais unido por meio da tecnologia. Os líderes exponenciais olham para além do valor comercial de suas ofertas e para as necessidades mais profundas da humanidade.

LEIA TAMBÉM:  Reescrevendo as regras para uma era digital

Incentivar o aprendizado contínuo

Os líderes exponenciais anseiam por aprendizado contínuo porque nenhum profissional está preparado, independentemente da longevidade de sua carreira. Eles percebem que até os funcionários iniciantes têm algo para ensinar.

Esses líderes vão aos bastidores e conversam apaixonadamente com as pessoas sobre os meandros dos vários cargos da empresa. Eles estão profundamente interessados no mecanismo do negócio e em como ajustá-lo, aprendendo também como cada funcionário mantém a empresa com seus talentos, paixões e habilidades.

Ter mentalidade de crescimento

Líderes exponenciais veem erros como oportunidades de crescimento. Os líderes de negócios e os empreendedores costumam ser instruídos a se acostumar com as falhas, já que 95% das startups falham. Líderes exponenciais aprendem a se afastar de direções e decisões que não trabalham em direção a uma visão e soluções que entregam resultados.

LEIA TAMBÉM:  Suas preocupações te permitem olhar e construir o futuro?

A mudança é contínua nos negócios, assim como a necessidade de inovar. As distrações não retêm esses líderes, e todo erro fornece uma oportunidade de aprendizado.

Manter-se engajado

Os especialistas falam sobre a necessidade de maior envolvimento dos funcionários no local de trabalho, mas atender a essa necessidade começa no nível de liderança. O engajamento entre funcionários, líderes e clientes está intrinsecamente ligado.

Líderes exponenciais sempre têm um dedo no pulso da empresa, e isso vem com engajamento contínuo. Eles evitam ser apanhados em minúcias que desperdiçam tempo e envolvem-se no que é importante para o bem maior da empresa e dos funcionários. Esses líderes demoram 15 minutos para ter conversas ambiciosas com suas equipes para observar como seus funcionários veem a si mesmos e a seus papéis na missão da empresa.