Muito já falei no blog sobre Design Thinking. Os processos para o desenvolvimento de um projeto baseado nas características do design também já foram explicados aqui. Mas de onde vem a inspiração para novas ideias, você sabe? A busca por soluções inovadoras é o grande diferencial de um projeto executado com as fases do Design Thinking.
A inspiração pode surgir com mais intensidade no início ou mesmo pode fomentar novos processos, mas de qualquer forma, os princípios do design estarão permeando todo o desenvolvimento do trabalho. Para entender quais são os problemas e encontrar as soluções inovadoras que tanto buscamos, uma pesquisa qualitativa pode ajudar. Ir a campo e entender quais são as necessidades dos colaboradores é uma das premissas para captar as necessidades deles.
Tenha empatia, mergulhe na situação, converse com as pessoas envolvidas, observe como elas se comportam, como trabalham para de fato entender o que está acontecendo e o que pode ser melhorado. Esses conselhos podem transformar o mundo, mas vamos começar mudando as nossas empresas, descobrindo as necessidades dos seres humanos ao nosso redor e solucionando-as de forma criativa.
Construa um ambiente propício para novas ideias, proponha reuniões e incentive seus colaboradores a construir a empresa com você. A empatia é fundamental para entender e solucionar problemas, mas a troca entre os funcionários pode trazer ainda mais ideias, pois todas as pessoas envolvidas tem uma diferente visão sobre os acontecimentos dentro de uma organização.
As boas ideias surgem não só de um brainstorming ou de um projeto de Design Thinking, mas de uma pré disposição a reinvenção dos modelos de trabalho atuais. É preciso conectar os conhecimentos e solucionar os problemas de forma inovadora, prezando sempre pelos colaboradores e pelo que eles tem a dizer sobre isso. Peter Ducker dizia que a melhor maneira de prever o futuro é cria-lo!
Gostou desse artigo? Inscreva-se aqui para receber mais!