Não é nenhuma novidade que estamos passando uma grave crise.A economia brasileira iniciou o ano de 2016 com fechamento de vagas com carteira assinada. Segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho, as demissões superaram as contratações em 99.694 empregos, pior resultado para o mês de janeiro em sete anos.
A taxa de desemprego já atinge algo em torno de 9% e os sinais são de que esse quadro deva ainda permanecer por mais algum tempo. A questão que se coloca é: Como estamos conduzindo os desligamentos e demissões que temos que fazer?
Tenho assistido algumas barbaridades que fazem a gente pensar o quanto ainda estamos longe de um RH estratégico e responsável pelos valores e a cultura organizacional. Costumamos dizer que é nessas horas que vemos o quanto os valores de uma organização estão de fato sendo praticados.
Na mesma direção, quando pesquisamos no Google como demitir um funcionário, encontramos uma lista infinita de outras tantas barbaridades. Todas com olhar somente no líder ou na empresa. Esquecemos as pessoas! Na realidade gastamos muito para encantar e atrair as pessoas e depois esquecemos.
Nós da Ornellas temos apoiado líderes nesse processo e conduzido processos de apoio e coaching para demitidos. Nossa experiência aponta que mesmo sendo um processo doloroso, pode ser feito com muito respeito e valor.
1. Esteja preparado para explicar e argumentar sempre de modo tranquilo e racional.
2. Sinalize e comunique antes. Evite as surpresas. As pessoas lidam melhor se tem tempo para absorverem o impacto das mudanças.
3. Dê um tempo para as pessoas fecharem seus arquivos, projetos, juntarem suas coisas pessoais, enviar e-mail comunicando e despedirem-se dos amigos e colegas.
4. Comunique sua posição e escute o que o funcionário tem a dizer, como ele se sente e se deseja mais informações.
5. Dê tempo para essa conversa. Tempo significa reconhecimento e respeito.
6. Evite conversas curtas e no final do dia, ainda mais quando for a primeira conversa.
7. Faça com que os procedimentos de RH sejam conduzidos também com respeito. Um dia você depositou confiança nessa pessoa. Não faz sentido tratá-la como se fosse um bandido. Lembre-se de deixar a porta aberta.