Saiba como uma consultoria de RH pode ajudá-lo a focar na estratégia do negócio

O RH como um designer organizacional ganha cada vez mais espaço com seu objetivo de criar um novo papel para os profissionais do setor e para a gestão de pessoas. Porém, descontruir o modelo atual e burocrático que o setor de RH carrega até hoje requer inovação e novos pontos de vista. E é por isso que as consultorias de RH são altamente indicadas para empresas que estão em processo de transformação e precisam do seu capital humano para conquistar seus objetivos de negócios.

Confiar na expertise de profissionais que se dedicam totalmente a transformação do RH pode ser mais efetivo. Isso porque, além de contar com especialistas que se aprofundaram na complexidade da gestão de pessoas e apresentam soluções inovadoras para resolver os problemas da força de trabalho, ainda existe a vantagem de ter alguém com maior facilidade para enxergar ‘o grande plano’. Ter uma visão externa da empresa facilita a percepção da realidade, pois os colaboradores já estão habituados à rotina e, muitas vezes, não percebem pontos que precisam ser melhorados.

Ao contratar uma consultoria de RH, a primeira ação é fazer uma avaliação completa dos processos de trabalho, da cultura organizacional e dos objetivos de negócio da empresa. E isso é realizado pelos especialistas, com o apoio dos colaboradores. Após coletar todas as informações e entender as principais dificuldades internas, a consultoria começa a traçar a estratégia certa para a empresa, de modo que o novo modelo sirva para aumentar o desempenho da força de trabalho e ajude nos objetivos de negócio.

LEIA TAMBÉM:  Mais da metade dos executivos não sentem confiança em suas estratégias

Alinhando o RH às estratégias do negócio

Toda empresa depende da sua força de trabalho para crescer e atingir os objetivos de negócios. Portanto, para que se alcance o sucesso, é necessário que todos dentro da organização estejam alinhados e focados no mesmo objetivo. Nesse processo, a consultoria de RH trabalha para criar processos mais funcionais, desde o recrutamento e seleção até a gestão de pessoas.

Um dos principais objetivos é tornar o trabalho do RH mais estratégico, focando os esforços exclusivamente nas pessoas, o capital mais importante dentro de uma empresa. E a tecnologia pode ser uma importante aliada nesse processo, pois grande parte das tarefas mecânicas e burocráticas já pode ser realizada por ferramentas de automação.

A consultoria de RH também se encarrega de desenvolver estratégias para melhorar o engajamento dentro da empresa. Os colaboradores devem ser cada vez mais envolvidos nos objetivos de negócios da organização e, para isso, é importante haver uma colaboração aberta entre gestores e funcionários. O engajamento começa quando os funcionários acreditam que seu trabalho tem significado e importância e quando compartilham dos mesmos valores da empresa.

Outro ponto importante do processo de alinhamento do RH às estratégias do negócio é capacitar os colaboradores a realizar seu trabalho com excelência. O treinamento é sempre abordado como algo crucial para melhorar a performance dos funcionários e o desempenho de toda a organização, mas ainda é algo que as empresas acabam deixando de lado. Nesse caso, a consultoria de RH trabalha para encontrar o modelo de treinamento ideal para a empresa, de forma que se encaixe nas necessidades da empresa e ajude os funcionários do jeito certo.

LEIA TAMBÉM:  Balanço Ornellas 2016: um ano de reflexão e reinvenção

A consultoria também ajuda na gestão das habilidades de cada profissional. A força de trabalho tem um papel muito importante para o crescimento da empresa, por isso, é necessário que cada colaborador esteja designado a realizar as tarefas de acordo com suas principais habilidades. Quando os funcionários estão posicionados nos cargos certos, a sua performance melhora e seu engajamento aumento, gerando impacto direto nos resultados.

E a cultura organizacional serve como um pilar para que todos os pontos citados acima funcionem como devem. De nada adianta definir a estratégia do RH alinhada aos objetivos de negócios se, para os seus colaboradores, o trabalhar não tem significado e eles só estão ali para receber um salário. Uma consultoria de RH pode ajudar na definição da cultura organizacional e trabalhar para que esta esteja alinhada aos valores de todos. Este é um trabalho que exige tempo e dedicação, pois não é possível construir uma cultura sólida do dia para a noite. É um trabalho que depende da colaboração de todos para que haja comunicação entre os colaboradores e, a partir disso, a disseminação dos valores da empresa para o todo.

O que fazer para obter resultados positivos

Antes de contratar uma consultoria de RH é importante ter a ciência que até mesmo um especialista não consegue fazer todo o trabalho sozinho. Um dos benefícios de uma consultoria é o de ter uma visão externa e clara dos problemas internos, algo que, muitas vezes, não é visto por quem está dentro. E essa visão é compartilhada com todos da empresa, assim como as novas estratégias que devem ser seguidas para alcançar os objetivos de negócio. Mas, se não houver a colaboração de toda força de trabalho, incluindo a dos gestores, a estratégia mais inteligente e inovadora não será eficiente. A colaboração de todos é a chave para que o trabalho evolua e os resultados sejam positivos.

LEIA TAMBÉM:  Metade dos profissionais de RH dedica apenas 1 hora do seu tempo aos estudos

O papel do RH é mais complexo, comparado a outros departamentos, pois envolve gerenciar o conjunto da organização. E o principal desafio é conseguir impactar todos os colaboradores de forma que estejam todos motivados a trilhar o mesmo caminho – “one driver”. Para tornar isso possível, além de contar com o auxílio da consultoria, é importante que o time de RH da e todos os gestores trabalhem em conjunto. Dessa forma, pode entender melhor o perfil de cada departamento e, junto à consultoria, identificar a melhor forma de se comunicar com cada um deles.

É importante, também, que esse trabalho seja frequentemente avaliado. Assim, é possível analisar os resultados e, se necessário, fazer mudanças dentro da estratégia. A consultoria de RH dará todo suporte nesse processo de avaliação, mas é importante que profissionais de RH e gestores estejam familiarizados, pois a avaliação deve se tornar um processo realizado sempre que possível a fim de garantir que os resultados continuem positivos.